segunda-feira, 2 de maio de 2011

BRASIL NA SEGUNDA GUERRA:
Pouquíssimos soldados profissionais, com longo tempo de serviço, foram aproveitados. Metade dos oficiais subalternos eram reservistas, e também cerca de metade dos efetivos eram recém-recrutados (a maioria oriunda da zona rural e com baixos níveis de saúde e educação)Dos 25 mil homens enviados para a luta, menos de 1.500 eram voluntários. A artilharia teve oportunidade de treinar aqui no Brasil usando o mesmo tipo de material que seria empregado na linha de frente, mas a infantaria não teve a mesma sorte. Dos três regimentos de infantaria enviados, apenas um recebeu treinamento condizente com a realidade da luta que seria travada (treino esse quase todo feito por instrutores norte-americanos).Com relação à Segunda Guerra Mundial, a situação do Brasil se mostrava completamente indefinida. Ao mesmo tempo em que Vargas contraía emprestimoscom os Estados Unidos, comandava um governo próximo aos ditames experimentados pelo totalitarismo nazi-fascista. Dessa maneira, as autoridades norte-americanas viam com preocupação a possibilidade de o Brasil apoiar os nazistas cedendo pontos estratégicos que poderiam, por exemplo, garantir a vitória do Eixo no continente africano.
O Brasil ajudou bastante, como por exemplos:


*  ter servido como ponte aérea para o envio de grandes aeronaves dos EUA para todas as frentes de batalha
*  fornecer alimentos e matérias-primas para o esforço industrial norte-americano.
*  cooperar com o patrulhamento do Atlântico e ajudar a impedir o tráfego de navios e submarinos do Eixo naquela área.
*  disponibilizar uma divisão de infantaria para lutar na Itália.
*  A FEB tomou Montese, em 14 de abril de 1945, que praticamente salvou o dia
*  A FEB teve 443 mortos, uns 1.500 feridos e aproximadamente 8 mil doentes
*

Motivos que levaram o Brasil a entrar na segunda guerra mundial:

Brasil em guerra : 

* Em 1942 o Brasil rompeu com o eixo (Alemanha , Itália e Japão)
* Navios Brasileiros foram torpedeados ''suportamente pela Alemanha ''
* A pressão dos EUA para o brasil entrar na guerra era muito grande.
* Até que o Brasil decide entrar na guerra, contra a Alemanha e a Itália.

Desde 1940 os EUA pressionavam o Brasil para a instalação de bases aereas no nordeste do país, permitindo ali escalas de voôs para a África.Em 1941 essas bases foram instaladas, e por aqui passarm milhares de aeronaves armadas para combate, rumo aos campos de batalha africanos.O Brasil começou a fornecer matériais estratégicos para os países aliados, fazendo com que os Alemães começassem a atacar maciçamente os navios brasileiros por conta de sua ''não neutralidade'' Não deixando duvidas que o Brasil de uma vez por todas entraria na segunda guerra mundial, contra a Alemanha.

domingo, 1 de maio de 2011

Brasil na Segunda Guerra

 Desde 1936 a Alemanha nazistas vinha conquistando territórios na Europa.E as grandes potencias nada faziam para impedi-la, pois tinham medo de bloquear o avanço da revolução comunista.1º de setembro de 1839 as tropas alemãs invadiram a Polonia.França e Inglaterra declaram guerra a Alemanha, começando então, a segunda guerra mundial.Em pouco tempo, a Polônia é derrotada, e parte dos seus territorios é anexada pelos nazistas.que faz com que a Alemanha ganhe forças e avance sobre a europa.A Alemanha liderada por Adolf Hitler ( absolutista / nazismo ) invade a Noruega e a Dinamarca, depois a Holanda, Bélgica e Luxemburgo e logo em seguida a França, onde Hitler ocupa quase todo o norte do país. O Exercito alemão ganha cada vez mais fama, conhecido como o "Exercito Imbativel". Entre os meses de julho e setembro de 1940 Londres foi bombardeada pela Alemanha.o exercito Alemão se uniu a Itália para invadi a Grecia em 1940, e também a Iugoslávia  Bulgária e Romênia. Até 1940 a guerra se localizava somente no território Europue, porém em 1941 se espalhou por completo, no mundo todo.Porém a Alemanha estava interessada mesmo era no território da URSS, com grande quantidade de petróleo, mas Hitler tinha um acordo de não agressao com Stalin, o lider soviético da URSS, e resolve invadir a Russia em 1941, tornando a Russia palco das maiores batalhas feitas no mundo.
Os Italianos então, liderados por Benito Mussoline lutam no norte da África e os Alemaes avançam sobre o território sorvietico.
Japão estava em campanha militar para conquistar a Ásia, e apesar de contar com o apoio Alemão, os Japoneses ainda não haviam entrado na guerra.
Porem em julho de 1941 o Japão ocupa a indochinaa principalmente, por causa da grande quantidade de PETRÓLEO  materias primas fundamentais para alimentar sua maquina de guerra. Os EUA que se mantem isolados, protestam, e começam a pressionar o Japão para retirar suas tropas da China, e da indochina o Japão então se recusa a fazer o pedido, fazendo com que os EUA proibissem a venda de matéria prima para o Japao, e  em 1941 o Japão ataca os EUA.nao deixando alternativas pros estados unidos, a ão ser entrar na guerra.
Então a guerra passa a ser dividida em dois blocos: 
O Eixo: Alemanha, Itália e Japão
A Grande Aliança : Estados Unidos, Inglaterra e URSS
Presidentes:
Churchel :  inglaterra.
Roosvelt : EUA
 Stálin : URSS
 
 Depois de um ano, a grande aliança começa a dar resultado, no pacifico as tropas dos EUA detem o avanço Japonês.
Na África os Ingleses derrotam o general Alemão.
em maio de 43 os Alemães se rendem na Tunisia, encerrando as guerras na Africa.
em fevereiro de  43 os soviéticos depois de uma gigantesca batalha em staligrado impoem uma derrota aos Alemães que começam a ser expulsos da URSS. no pacifo os americanos vao tomando cada vez mais espaço.
Em 1943 as tropas anglo-americanas invadiram a Italia era formadas por varios paises americanos, inclusive o Brasil, Qu enviou para a guerra a "FEB**Gorça Expedicionária Brasileira",na Itália se prolongou por dois anos, ate abril de 1945, quando Mussoline foi preso e executado.
Em 1944 o exercito vermelho os soviéticos expulsam de vez os alemas de lá.
 Os ingleses e americanos iniciaram em 6 de junho de 1944 a maior da segunda guerra mundial, cruzam o canal da mancha e invadem as praias da região da Normandia(França), o evento entrou para a história, como o "Dia A".
E LIBERTAM PARIS.
Em 30 de abril de 1945 as tropas aliadas alcançaram Berlim que ja estava tomada pelos sorvieticos,
Hitler se suicida, e por fim a Alemanha se rende.
Japão era o único país do eixo que ainda resistia, de não se rendia por nada, entao os EUA  decidiram usar uma nova arma, a bomba atômica.'' PRIMEIRA VEZ USADA NO MUNDO'' e em 1945 os EUA jogaram duas bombas atômicas, em Hiroshima e outra em Nagazaki, pondo um fim de uma vez por todas na segunda guerra mundial.

Resumo do Brasil na Primeira Guerra

domingo, 24 de abril de 2011

Tratado de Versalhes

 Ao final da guerra, o Brasil participou da Conferência de Paz que resultou no Tratado de Versalhes, em 1919, onde o país conseguiu ficar com os navios alemães aprisionados e ainda conseguiram a liberação dos depósitos bancários, feitos em 1914 com a venda de café, que estavam retidos na Alemanha. O Brasil também foi um dos fundadores da Liga das Nações. Após voltar ao Brasil, a Divisão Naval em Operações de Guerra foi dissolvida em 25 de junho de 1919, cumprindo, integralmente, a missão que lhe fora confiada.
 Do ponto de vista econômico, se em um primeiro momento as exportações caíram bruscamente, gerando crise numa economia dependente do café, com o prolongamento do conflito o Brasil passou a ter boas oportunidades comerciais. O aumento da demanda internacional por gêneros alimentícios e matérias-primas forçou o país a mudar sua estrutura econômica basicamente agrícola. É nessa época que o Brasil conhece um surto industrial inédito em sua história, valendo-se também da mão-de-obra imigrante, composta sobretudo por europeus que fugiam da fome e, depois, da guerra. O número de fábricas quadruplicou nos anos da guerra, dobrando o número de operários. A indústria brasileira conquistou o mercado interno e fez diminuir o número de itens importados, modificando parcialmente a face socioeconômica do país.

[editar]

A participação na Primeira Guerra

 Durante a Primeira Guerra, o Brasil não teve uma participação tão grande quanto a segunda. Durante a Grande Guerra, o Brasil participou somente fornecendo médicos, aviadores para a Europa, alimentos e matérias-primas para a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia).
 A marinha brasileira também foi participante da guerra, policiavam o oceano Atlântico e neste policiamento foram contagiados pela gripe espanhola fazendo com que 176 marinheiros viessem a falecer. As mortes brasileiras durante a Primeira Guerra mundial se resumem a estes tripulantes que foram vítimas desse vírus.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Manifestações Populares

 As manifestações tiveram início quando a notícia do afundamento do vapor Paraná, um dos maiores navios da marinha mercante brasileira, carregado de café, de acordo com as exigências feitas a países neutros, foi torpedeado por um submarino alemão. Em Porto Alegre foram organizadas passeatas com milhares de pessoas. Inicialmente pacíficas, as manifestações passaram a atacar estabelecimentos comerciais de propriedade de alemães ou descendentes.

Brasil em Guerra



A princípio o Brasil se manteve neutro em relação a Guerra, buscando não restringir o mercado a seus produtos de exportação, em especial o café. Porém, em 1917 a Alemanha, que estava isolada por via marítima pela armada inglesa, passou a torpedear qualquer embarcação que se dirigisse aos portos de seus inimigos.

 Neste ano, quatro cargueiros brasileiros foram torpedeados e afundados pela ação de submarinos alemães. Quando essa notícia chegou ao Brasil, alguns dias depois, eclodiram diversas manifestações populares na capital. Houve uma intensa pressão de setores poderosos da economia e da política nacional, o que fez o governo brasileiro declarar guerra à Alemanha.
 O Brasil enviou um corpo médico à França e utilizou a Divisão Naval de Operações de Guerra para patrulhar o oceano Atlântico em busca de submarinos alemães. A maior parte das mortes, por volta de 400, foram provocadas, não pela ação de combates, mas pela gripe espanhola após o reabastecimento em Dacar, na África Ocidental francesa.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As Guerras Mundiais


 A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi antecedida da belle époque, resultado do desenvolvimento do século XIX na Europa. A Grande Guerra, como era chamada na época, foi a expressão máxima da hegemonia alcançada pelo Europa, sobretudo por seus principais centros industriais: Inglaterra, Alemanha e França. Marcou também o início dessa hegemonia. Houveram várias causas prováveis para a guerra, porém, o evento que marcou o início, foi o assassinato de Francisco Ferdinando. A Primeira Guerra teve fim com o Tratado de Versales em 26 de Junho de 1919 e com os 14 pontos do presidente Wilson.

 A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi uma continuação da Grande Guerra. A situação surgida após o estabelecimento da paz não foi o suficiente para evitar a eclosão de outro conflito internacional. Essa guerra começou na Europa, devido a uma ofensiva na Alemanha. Durante a Segunda Guerra, o Brasil uma teve maior participação junto aos seus aliados. A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.